Aprenda a nova Ortografia com o Soletrando do Caldeirão do Huck

O quadro Soletrando do Caldeirão do Huck já está trabalhando com a Reforma Ortográfica, confira abaixo as palavras já usadas pelo programa:

21/03/09
Primeira rodada - rodada da reforma ortográfica:

PARA-BRISA: O “para”, do verbo parar, tinha acento agudo no primeiro “a”. Com o novo acordo ortográfico “para”, do verbo parar, e “para”, de preposição, são escritos da mesma forma, ambos sem acento.

JIBOIA: Semelhante ao caso de “estreia”. Palavras com ditongo aberto (ei, oi) no meio perdem o acento. O acento só é mantido se estiver no fim da palavra.

14/03/09
Primeira rodada - rodada da reforma ortográfica:

ESTREIA - Todas as palavras com ditongo eu, ei, oi no meio da palavra perdem o acento.

FEIURA - Perdem o acento agudo as palavras em que as vogais I e U formam hiato com um ditongo anterior.

ENJOOS - Todas as palavras terminadas em oo(s) que tinham circunflexo no primeiro o, não têm mais.


O Novo Acordo Ortográfico

REFORMANDO A ORTOGRAFIA

O nosso sistema ortográfico vigente é de 1943. De lá para cá, houve uma pequena reforma ortográfica em 1971. Esta agora é, portanto, a segunda reforma, um novo novo acordo ortográfico que começou a ser alinhavado em 1990. Assim, somente após 18 anos, ele entra em vigor.

TRANSIÇÃO

Isto significa que o novo acordo ortográfico está valendo desde 1º. de janeiro de 2009, mas temos quatro anos para adaptação. Assim sendo, até o fim de 2012, as duas grafias estão valendo e, consequentemente, corretas: vôo/voo; tranqüilo/tranquilo; semi-reta/semirreta… Como os principais meios de comunicação já estão pondo em prática a nova ortografia, é bom irmos nos acostumando.

OBJETIVO

É importante lembrar que o grande objetivo desta reforma é unificar ou, pelo menos, aproximar as diferentes grafias que a nossa língua apresenta. É fazer com que o português falado nos oito países em que a língua portuguesa é oficial (Brasil, Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique e Timor Leste) apresentem uma grafia única. Isso faria com que a nossa língua se fortalecesse e fosse mais valorizada e utilizada no mundo inteiro.

Início das aulas do ano de 2009
















Sejam Bem-vindos ao portal CIEP Notícias


Sejam Bem-vindos ao portal CIEP Notícias

Faça Dele...


Comunicação

Informação

Educação

Participação