REFORMANDO A ORTOGRAFIA
O nosso sistema ortográfico vigente é de 1943. De lá para cá, houve uma pequena reforma ortográfica em 1971. Esta agora é, portanto, a segunda reforma, um novo novo acordo ortográfico que começou a ser alinhavado em 1990. Assim, somente após 18 anos, ele entra em vigor.
TRANSIÇÃO
Isto significa que o novo acordo ortográfico está valendo desde 1º. de janeiro de 2009, mas temos quatro anos para adaptação. Assim sendo, até o fim de 2012, as duas grafias estão valendo e, consequentemente, corretas: vôo/voo; tranqüilo/tranquilo; semi-reta/semirreta… Como os principais meios de comunicação já estão pondo em prática a nova ortografia, é bom irmos nos acostumando.
OBJETIVO
É importante lembrar que o grande objetivo desta reforma é unificar ou, pelo menos, aproximar as diferentes grafias que a nossa língua apresenta. É fazer com que o português falado nos oito países em que a língua portuguesa é oficial (Brasil, Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique e Timor Leste) apresentem uma grafia única. Isso faria com que a nossa língua se fortalecesse e fosse mais valorizada e utilizada no mundo inteiro.
Um comentário:
Acredito que esta reforma fará uma unificação e com isso muitos falares se perderão ....sou contra esta unificação porque a língua é um elemento vivo no tempo e no espaço e nao um elemento estático e fossilizado....logo a língua ficará pobre....irá acontecer a mesma coisa que aconteceu com o advento da antena parabólica....os falares desaparecerão....e no seu lugar nascerá unicamente uma língua que representará a cultura de seu povo,seus costumes,seu folclore,sua história....deixo aqui a grande indagação.....será que conseguirá????Pois a nossa naçao é tão grande tão cheia de diversidade.....Prof luis antonio
Postar um comentário